segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Casas Lotéricas

Bons tempos em que Casa Lotérica, era só e simplesmente para se fazer uma fezinha. E olha que sou do tempo em que se perfuravam os cartões.Chegava-se no agente lotérico com o volante , entregava ao caixa ele colocava numa geringonça e com uma canetinha especial e um gabarito ia fazendo os furos em um cartão de papelão colocado em baixo do volante.Retirava o prognóstico da maquina e te entregava um cartão perfurado como comprovante.Quanto tempo demorava tudo isso? Não me lembro, mas era relativamente rápido e achávamos o máximo em tecnologia. Os únicos jogos existentes eram o da Loteria Esportiva e Loteria Federal.
Com o passar dos anos, foram aprimorando os metodos de registros de apostas e inovando em loterias, Sena, Mega-Sena, Quina, Duplasena, Lotomania, Lotogol, Lotofacil, Timemania...ainda bem que o jogo no Brasil é proibido por lei. Mas até ai tudo bem, joga quem quer e quanto pode.
Apesar da quantidade de jogos, jogar era fácil, entregava-se o volante( prognóstico) a atendente, registrava o jogo em modernas maquinas computadorizadas, coisa de segundos e íamos nós aguardar o sorteio.
Estava bom demais. Ai, começou o suplicio.Se não me engano a primeira modificação nos serviços oferecidos pelas lotericas, foi a Tele-Sena do Baú. Depois veio o Topa-Tudo(uma furada), X Cap,Cartelas de Bingo,Raspadinhas , Loteria Estadual, mas até ai, tudo bem. É tudo jogo,e vou até a Casa Loterica para jogar.
Um dia, alguém teve a brilhante ideia de juntar aos serviços prestados pelas Casas Lotericas, serviços de Banco, onde podemos pagar contas de agua, luz, telefone, IPTU, IPVA, e uma infinidade de outros serviços, só ta faltando vender sorvete e biscoito nas casas lotericas.
Mais uma vez, ate ai tudo bem. É necessário diversificar, facilitar a vida do cidadão, bem como aumentar o faturamento dos agentes lotericos, mesmo o pq os Bancos estão cada vez mais investindo em atendimento automático e diminuindo o numero de caixas humanos, no atendimento ao cliente.
Os Bancos são regulamentados e fiscalizados por inúmeros Orgaos, Banco Central, Febraban, Procon, etc .etc. etc. onde uma das prioridades é a rapidez no atendimento ao cliente , tendo um prazo de 15 minutos como o tempo limite para que o cliente fique na fila, e ter caixas preferenciais para Idosos, Portadores de Necessidades Especiais, gestantes, doadores de sangue, etc.etc. Se forem denunciados por extrapolarem esse limite, são multados.
Pergunto :
-Se Casa Loterica presta serviço de Banco, pq não esta dentro dessa lei ? Ou esta e eu não sei!Sem falar na fila para pagamentos e jogos, tudo misturado. SE eu quero apenas fazer minha fezinha na Sena, tenho que esperar os clientes que estão na minha frente pagarem Luz, Agua , Telefone, IPTU, IPVA etc.... Eu so quero jogar! Aonde estão os caixas exclusivos para jogos e atendimentos preferenciais?
Como se não bastasse todos esses serviços para atrasar a minha fezinha, ainda tenho que contar com a vontade da "deusa" Toda -Poderosa , a senhora da decisão de quando me atender e com qual humor.
Existem vários tipos de atendentes:
A Modelo: Geralmente não tem mais de 20 anos, barriga de fora em blusas apertadas e decotadas,calças apertadas com cintura abaixo do umbigo, brinco e colares bonitinha, arrumadinha, cheirozinha. Nada contra. Mulher tem que se arrumar mesmo pra trabalhar, ir ao supermercado , passear ate mesmo pra lavar pratos, mas custa deixar de lado o ar de superioridade, de arrogância, de Dona da Loterica?!Entra, passa por nos simples mortais na fila do caixa, não olha para os lados, não cumprimenta ninguém, nem as colegas que já estão em serviço, e ate abrir o caixa, contar moedinha, não ergue um olhar de esperança para nós, que estamos ali a espera de sermos atendidos.
A Mau Humorada: Já passou dos 30, sabe que não é tão bela quanto sua colega Modelo, não olha para a frente, olhar sempre para baixo , no máximo olha a tela da maquina. É automática, atende um e chama logo o próximo, o qual tb não recebe nem um bom dia. Ta sempre de cara amarrada , mesmo que vc seja cliente da lotérica há mais de 10 anos, vc nunca a viu sorrindo.
A Apressada: É aquela que quando da seu horário, não importa se a casa lotérica ta com 200 clientes na fila e só estão ela e mais uma colega de trabalho com o caixa aberto. Ela para de atender, fecha a cara, faz de conta que nada é com ela, e começa a contar moedinha. E vc lá. Aguardando.
A Comilona: Pode ser qualquer uma das citadas acima, só que em conjunto com o habito de ter sempre ao seu lado um pacotinho de bolacha, salgadinho, coxinha, banana, laranja(sem falar no cheiro de feira que fica dentro do estabelecimento. Sem falar quando não esta mascando chiclete, com a boca aberta e te atendendo, vc é obrigado a ver as amígdalas dela.
A Desbocada: Fala alto, diz palavrão, conta os casos da ultima saída com o namorado , da gargalhada, como se ali estivessem dando uma festa.
A Estressada: Sempre bufando, faz o seu jogo socando a tela da maquina, se vc pedir para ela conferir seus bilhetes, cuidado poderá ser agredido.
A Responsável pela lotérica: No horário de maior movimento , ela sai do caixa, passa por vc, cumprimenta com um sorriso encantador, e vai conferir a quantidade de bilhetes que faltam para serem vendido, anotar os resultados no placar, colocar volantes no balcão. Ela lhe sorriu?! Não foi por amabilidade não, o sorriso quer dizer:"Eu posso! sou chefa".
Mas ainda bem que existem as exceções. Voce vai uma lotérica , e la esta uma bela moça ou não tão bela, mas é agradável, te recebe com um sorriso no rosto, lhe diz bom dia, é ágil, competente, sabe o que faz. Tem prazer em te receber, e as vezes é a primeira vez que voce esta indo la. Faz seu jogo, lhe da até logo e ainda lhe deseja boa sorte.
Critiquei? Sim, mas a culpa não é delas, é do Gerente ou do dono da lotérica, ou do sistema, que não investe em treinamento, são abandonadas no estabelecimento sem estarem sob os olhos do Dono ou do Gerente que as vezes tambem não é qualificado para tal função. Existem donos de lotéricas que são mais sem educação do que os funcionários. Mas , se nem a Caixa Economica Federal respeita os seus clientes regulamentando e obrigando o atendimento com caixas exclusivas para jogos e outra para pagamento de contas e outros serviços, (e se obriga, não fiscaliza) ,treinamento eficiente, não estabelecendo prazo máximo para que o cliente fique na fila a espera de atendimento, sem falar no sistema fora do ar por horas, a existência de bolões não autorizados pela CEF, mas de conhecimento que eles existem e não tomar providências a respeito com cartazes alertando os jogadores. Porque então o agente lotérico e seus funcionários precisam respeitar os clientes?!
Não estou generalizando, existem ótimos atendimentos, mas são raros.
Faça como eu . Foi a uma Lotérica e foi mal atendido , mude de agente lotérico. Já mudei 5 vezes e mudarei novamente se for necessário. Tem uma Casa Loteria há 300 metros de minha residência, só que ando quase 5 Km para fazer meu jogo em uma Lotérica aonde sou bem recebido e as atendentes são simpáticas, sempre com um sorriso estampando no rosto, sem mascar chicletes , sem comer banana ao me atender, sem roupas , justas, coladas ou pequenas demais para o tamanho de seus corpos, usam uniforme da casa lotérica. Se o atendimento foi ruim, demorou, reclame com a ouvidoria da CAIXA.
Deixo claro que em momento algum tive a intenção ofender as atendentes de casas lotéricas, o que citei acima, é apenas um desabafo por serviços mal prestados. E acho que não sou o único a me sentir assim, mal atendido não só em casas lotéricas, mas em outros tantos lugares aonde somos apenas clientes.

Um comentário:

  1. O pior de tudo é que a CEF que é ou deveria ser um Banco, não paga o Seguro Desemprego, o coitado do ex trabalhador tem que se arriscar a retirar a mingua quantia nas casas lotéricas sem nenhuma proteção e correndo o risco de ser assaltado, não da para entender mais nada, só nos resta daqui a pouco ter que comprar leite e pão nos Bancos e fazer a fezinha nas filas dos Supermercados.

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